A formação de professores de Ciências BASEADa NUMA ASSOCIAÇÃO DE
COMPANHEIROS DE OFÍCIO
SCIENCE TEACHER’S
TRAINING BASED ON A MEDIEVAL CONFRATERNITY OF
WORKERS
Resumo
Neste trabalho, trilhamos os caminhamos
na formação dos artistas dentro de corporações de ofício e de academias de arte
e ofícios. Buscamos tecer uma teia de relações entre os campos da Ciência e da
arte e indicamos que é possível pensar na formação de artistas-reflexivos.
Pensamos que a formação do professorado deve ser cooperativa, interdisciplinar,
dialogicamente compartilhada entre os aprendizes-mestres através da
teoria-prática, assim como ocorre na formação artística, visando à tecedura de
saberes parceiros, mostrando que a educação das Artes pode ser inspiradora para
o magistério das Ciências. Ponderaremos ainda sobre o
"aplicacionismo" que dicotomiza teoria e prática, dando um enfoque
especial para as possibilidades desse tipo de formação dentro dos estágios
supervisionados.
Palavras-chave: Companheiros de Ofício. Formação
de Professores. Artistas Reflexivos.
Abstract
For this paper, we follow the path through the
training of artists in craft guilds and academies of art and crafts. We sought
to weave a web of connections between the teaching fields of science and art,
and indicate that the training of more reflective artists is conceivable. We
believe that teacher training should be cooperative, interdisciplinary,
dialogically shared among apprentices-masters through theory and practice, as
it takes place for artistic training, aiming to weave together different
partner knowledges, showing that the education of Art can be inspiring for the
teaching of Science. We will ponder on the "aplicationism" that
dichotomizes theory and practice, with special focus on the possibilities of
such training for the teacher's education.
Keywords: Confraternities of Workers. Teacher's Education. Reflexive Artist.
Download Aqui / Here
0 comentários:
Postar um comentário