terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dissertação: Formação de professores de ciências biológicas na UFC: um estudo de caso a partir do estágio supervisionado



Tese de Mestrado / Master's thesis

RESUMO

Relata alguns aspectos da formação docente no curso de Ciências Biológicas, modalidade de Licenciatura, da Universidade Federal do Ceará.vInvestigamos a atual organização curricular do curso. Destacamos as disciplinas de Instrumentalização para o Estudo/Ensino de Ciências, as quais possuem como característica a interdisciplinaridade, bem como as disciplinas de estágio supervisionado.Nestas últimas, fizemos observações das aulas e podemos perceber que predominaram nas aulas da disciplina o que denominados de ações da vertente psicologizante da educação, com base psicológica, onde o foco é no uso das diversas técnicas individuais.Ainda, compreendemos que os momentos de socialização entre os estagiários da disciplina sobre as atividades desenvolvidas no estágio supervisionado foram encarados como uma terapia de grupo, ou seja, um momento de diálogo sobre os conflitos que marcam as primeiras experiências na profissão docente.
A maioria dos estagiários percebe o currículo do seu curso como sendo um conjunto de disciplinas, e essas dentro de uma perspectiva educacional técnica e aplicacionista.Com base nos dados obtidos, percebemos que o currículo em ação é efetivado pelo corpo docente, que reelabora/reconstrói a proposta curricular formal, e defendemos a reflexão no estágio não pode ser restrita ao plano da individualidade, pelo contrário, as práticas curriculares dos professores formadores devem primar pela reflexão coletiva de todos dos atores sociais envolvidos com a escola, bem como necessitaria levar em consideração os aspectos sócio-culturais mais amplos da sociedade a qual pertence à escola, primando pelo engajamento com a transformação dessa sociedade.
Para alimentar essa possibilidade chamamos de professor Profissional Reflexo-Engajado, aquele voltado à escola e à sociedade.


ABSTRACT

Reviews some aspects of teacher training course in Biological Sciences, Graduate mode, Federal University of Ceará.vInvestigamos the current curriculum of the course. Featuring the disciplines of Instrumentation for the Study / Science Education, which have the characteristic of interdisciplinarity as well as the disciplines of supervisionado.Nestas last stage, we made observations of lessons and we can see that predominated in the lessons of discipline that called actions psychologizing aspect of education, with a psychological basis, where the focus is on the use of various techniques individuais.Ainda, we understand that the moments of socialization among trainees of discipline on the activities of the supervised training were seen as a group therapy, or that is, a moment of dialogue about the conflicts that mark the first experiments in the teaching profession.
Most trainees realize the curriculum of its course as a set of disciplines, and those within an educational perspective aplicacionista.Com technique and the obtained data, we find that the curriculum in action is accomplished by the faculty, which reworks / rebuilds the formal curriculum, and defend the reflection in the stage can not be restricted to the plane of individuality, on the contrary, the curriculum practices of teacher educators should strive for collective reflection of all the social actors involved with the school and need to take into consideration socio-cultural aspects of the broader society which belongs to the school, excelling in engaging with the transformation of that society.
To feed this possibility we call professional teacher-Engaged Reflection, he returned to school and society.



DOWNLOAD

0 comentários:

Postar um comentário