terça-feira, 22 de novembro de 2011

Prática Budista

Sou praticante do Budismo de Nitiren Daishonin desde 2002. Faço parte da organização BSGI (Brasil Soka Gakkai Internacional, ou Organização Internacional para Criação de Valores Humanos).

O Budismo de Nitiren Daishonin fundamenta-se na afirmação de que todas as pessoas têm o potencial de atingir a iluminação. 
De acordo com seu ensinamento, as funções de todo o universo estão sujeitas a um único princípio ou lei. Através da compreensão desta lei, a pessoa é capaz de libertar o potencial oculto de sua própria vida e atingir a harmonia perfeita com o seu ambiente.

Nitiren Daishonin definiu a lei universal como Nam-myoho-rengue-kyo, uma fórmula que representa o fundamento do Sutra de Lótus e é conhecida como Daimoku. 


Além disso, ele deu concreção à lei, inscrevendo-a num pergaminho - Gohonzon - para que as pessoas pudessem colocar a essência da sabedoria budista em prática e desta forma atingir a iluminação. No tratado intitulado "O Verdadeiro Objeto de Adoração", ele concluiu que crendo e orando Nam-myoho-rengue-kyo ao Gohonzon, que é a cristalização da lei universal, revelar-se-á a natureza de Buda inerente em todos os indivíduos.

Todos os fenômenos estão sob a infalível lei de causa e efeito. Conseqüentemente, o estado de vida de um ser - seu destino, em outras palavras é a consequência de todas as causas prévias. Através da oração do Nam-myoho-rengue-kyo, a pessoa está criando a causa suprema, que pode compensar os efeitos negativos do passado.

A iluminação não é mística nem transcendental como muitos supõem. Antes, é uma condição de máxima sabedoria, vitalidade e boa sorte, na qual o indivíduo pode moldar o seu próprio destino, encontrando plenitude nas atividades diárias e entendendo a missão de sua vida.

Texto retirados do livro "As escrituras de Nitiren Daishonin" (p. 37 - 38. São Paulo:Editora Brasil Seikyo).


Como praticar corretamente:

Sente confortavelmente numa cadeira;
Junte as mãos na altura do peito;
Mentalize seus objetivos de vida (individuais e altruísticos);
De olhos abertos e fixos em algum ponto da sua casa, recite o Nam-myoho-renvgue-kyo (como no video abaixo)


Locais de Práticas:


Ceará

Fortaleza

R. Lauro Maia, 1385
Fortaleza - CE
60055-210
Fone: (85) 3257-5915
Fax: (85) 3257-1788


EM OUTROS ESTADOS DO BRASIL: click aqui


Se você mora em outros países: veja uma sede próximo a você!


0 comentários:

Postar um comentário