quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Orientação de Monografias

Sou Orientador de Monografias de cursos de especialização (Latu Senso) em vários cursos da área de Educação (ver currículo do autor aqui).

Caso você necessite de orientação e/ou dicas sobre trabalhos acadêmicos (monografias, trabalhos de conclusão, artigos, etc.) entre em contato via email: raphael.biologia@gmail.com.

Abaixo, segue algumas dicas para quem vai iniciar o trabalho monográfico.


Guia de Normas para Monografias

A normalização de documentos técnico-científicos tem como finalidade tornar eficaz a comunicação no meio acadêmico. Para que isso se torne possível, este guia tenta traçar recomendações de padronização de apresentação de documentos, originados da atividade científica e publicados na forma de monografias e trabalhos acadêmicos-similares na FALC.
A padronização aqui recomendada tem como base as normas para documentação elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão responsável no Brasil por traduzir e adaptar para o português as normas estabelecidas pela International Organization for Standardization (ISO). Nos casos omissos, não relatados pela ABNT, recorreu-se a outras normas consagradas pelo uso e registradas na literatura sobre o assunto.
Na elaboração das "Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos", procurou-se proporcionar explicações adicionais, para uma melhor compreensão e uso correto das NBR 14724/2005, Informação e documentação – trabalhos acadêmicos – apresentação;
NBR 6023/2002, Informação e documentação – referências – elaboração e NBR 10520/2002, Informação e documentação – citações em documentos – apresentação.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
1 Definições
A NBR 14724/2005 diz respeito à elaboração de trabalhos acadêmicos visando a sua apresentação à instituição, banca, comissão examinadora e outros.
São trabalhos acadêmicos: tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar (TGI), trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento e outros. Todos devem ser feitos sob a coordenação de um orientador.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Trabalho de Graduação Interdisciplinar (TGI), Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização e/ou aperfeiçoamento e outros Trabalhos que representam o resultado de estudo sobre um tema, expressando conhecimento do assunto escolhido, emanado de disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados.
Devem ser feitos sob a coordenação de um orientador (ABNT, 2005).



2 Estrutura do trabalho acadêmico
O trabalho acadêmico está estruturado em elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.

2.1 Elementos pré-textuais
Antecedem o texto, trazendo informações que identificam o trabalho, na sequência a seguir:
a) Capa (obrigatório)
Cobertura externa de material flexível ou rígido que oferece melhor proteção ao trabalho. Usa-se a cor preta para todos os trabalhos acadêmicos. Nela deve constar, na seguinte ordem:
- nome da instituição, seguido do centro ou faculdade, departamento e curso, todos centralizados a partir da primeira linha do texto, em letras maiúsculas;
- nome do autor, centralizado e colocado após o cabeçalho inicial, em letras maiúsculas;
- título em letras maiúsculas e centralizado, colocado após o nome do autor;
- subtítulo (se houver) em letras maiúsculas, separado do título por dois pontos; local (cidade) da instituição onde vai ser apresentado o trabalho, em letras maiúsculas, na margem inferior e centralizado na penúltima linha;
- ano de entrega, seguindo o local, na margem inferior e centralizado na última linha.
b) Lombada (opcional)
De acordo com a NBR 12225/2004, é a parte da publicação que reúne as margens internas do trabalho:
- último sobrenome do autor e natureza do trabalho escrito verticalmente e legível do alto para o pé da lombada. Dessa forma, possibilita a leitura quando a publicação estiver no sentido horizontal, com a face voltada para cima;
- ano de publicação, na horizontal colocado logo após a natureza do trabalho, na altura de 5cm;
- quando houver mais de um volume, identifica-se com elementos alfanuméricos, por exemplo: v. 2, abaixo do ano.

c) Folha de rosto (obrigatório)
Contém elementos essenciais que identificam o trabalho. O anverso da folha de rosto deve conter, na seguinte ordem:
- nome do autor, responsável intelectual do trabalho, centralizado na primeira linha do texto, em letras maiúsculas;
- título principal do trabalho em letras maiúsculas e centralizado, colocado após o nome do autor;
- subtítulo (se houver) em letras maiúsculas, separado do título por dois pontos;
- número de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto) centralizado e colocado logo após o título ou o subtítulo acompanhado da respectiva especificação (Ex.: v. 1);
- nota explicativa contendo a natureza (tese, dissertação e outros) do trabalho, nome da instituição, objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros) e área de concentração, transcrita em espaço simples, justificada, e em letras maiúsculas/minúsculas, alinhada a partir do centro da folha para a margem direita;
- nome do orientador iniciando e finalizando nas mesmas margens da nota explicativa;
- local (cidade) da instituição onde vai ser apresentado o trabalho, em letras maiúsculas e centralizado;
- ano de entrega, centralizado.
d) Folha de aprovação (obrigatório)
Colocada em folha distinta logo após a folha de rosto. Contém:
- autor, centralizado na primeira linha do texto, em letras maiúsculas;
- título e subtítulo (se houver), centralizados e em letras maiúsculas, colocados logo após o autor;
- o subtítulo deve ser separado do título por dois pontos;
- nota explicativa contendo a natureza (tese, dissertação e outros) do trabalho, nome da instituição, objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros) e área de concentração, justificada e em
- nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituição a que pertencem, ocupando a metade inferior da folha.

e) Resumo (obrigatório) (em português e em uma língua estrangeira)
Deve ser informativo e apresentar finalidades, metodologias, resultados e conclusões do documento.

2.2 Elementos textuais
Exposição da matéria em três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão.
a) Introdução
O que? Por que? Para que? Aqui discorre-se sobre a natureza do problema que serviu de base para justificar a obra. Tem como finalidade dar ao leitor uma visão clara e simples do tema do trabalho, ressaltando-se:
- a caracterização do assunto: informação necessária para entender de que assunto trata o seu trabalho a sua pesquisa;
- a justificativa da escolha do tema;
- os objetivos do trabalho;
- a contextualização: situa o problema do tema para o leitor revelando-lhe o que já foi estudado por outros autores a esse respeito.
b) Corpo do trabalho (desenvolvimento)
Não há um tipo específico nem normas rígidas para o desenvolvimento de um trabalho acadêmico. Este pode ser dividido em capítulos que devem oferecer uma visão completa do conteúdo, desde o seu objetivo, fundamentação teórica (citar as ideias dos autores que você leu e analisá-las), metodologia (como e onde foi feita a pesquisa) e discussão dos resultados.
Não se usa como título o termo “desenvolvimento do trabalho” ou semelhante.
c) Conclusão (considerações finais)
A conclusão deve ser uma decorrência natural do que foi exposto no desenvolvimento. Assim, em qualquer tipo de trabalho, a conclusão deve resultar de deduções lógicas sempre fundamentadas no que foi apresentado e discutido anteriormente. A conclusão visa recapitular sinteticamente os resultados da pesquisa. Utilize frases breves.

2.3 Elementos pós-textuais

Sucedem o texto e complementam o trabalho, na ordem em que se segue:
a) Referências (obrigatório)
Consiste numa listagem das publicações citadas na elaboração do trabalho, podendo ser ordenada alfabeticamente ou pelo sistema numérico. Deve apresentar-se em página distinta, com a palavra REFERÊNCIAS em letras maiúsculas e negrito, sem indicativo
numérico e centralizada.
b) Glossário (opcional)
De acordo com a NBR 6029/2006, é uma lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou sentido obscuro, acompanhadas de seus respectivos significados ou definições.
c) Apêndice (opcional)
Texto ou documento elaborado pelo autor complementando sua argumentação. O(s) APÊNDICE(S) aparece(m) em folha distinta, respectivo(s) título(s). Podem-se utilizar letras maiúsculas dobradas, na identificação dos apêndices, quando esgotadas as 23 letras do alfabeto:
Exemplos:
APÊNDICE A - Balanço hídrico da cidade de Fortaleza
APÊNDICE B - Ponto de nivelamento
e) Anexo (opcional)
Texto ou documento não-elaborado pelo autor servindo como fundamentação, comprovação e/ou ilustração para o trabalho apresentado. O(s) ANEXO(S) aparece(m) em folha distinta, identificado(s) por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos
respectivos títulos. Podem-se utilizar letras maiúsculas dobradas, na identificação dos anexos, quando esgotadas as 23 letras do alfabeto:
Exemplos:
ANEXO A - Curva de crescimento de Dunaliella salina
ANEXO B - Curva de crescimento de Isochrysis galbana
2.3 Formas de apresentação do trabalho acadêmico
2.3.1 Formato
a) Papel branco, formato A4 (210 mm x 297 mm).
b) Digitação em fonte tamanho 12 para o texto (Arial ou Times New Roman).
c) Digitação em fonte tamanho 10 ou 11 (Arial ou Times New Roman) para citações longas, notas de rodapé, paginação, legendas de ilustrações e tabelas e nota explicativa.
2.3.2 Margem
a) Margens esquerda e superior de 3 cm.
b) Margens direita e inferior de 2 cm.
c) Margem do parágrafo de 2 cm a partir da margem esquerda.
d) A citação longa é destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda.
2.3.3 Espacejamento
a) Todo o texto deve ser digitado com espaço de 1,5 de entrelinhas.
b) As citações longas, as notas de rodapé, os resumos, as referências, as legendas das ilustrações e tabelas, a ficha catalográfica e os elementos que aparecem na folha de rosto e folha de aprovação (natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição e a área de concentração) devem ser digitados em espaço simples.
c) As referências ao final do trabalho devem ser separadas entre si por 2 espaços simples.
d) Os títulos das seções e subseções devem ser separados do texto que os precede ou os sucede por dois espaços de 1,5 de entrelinhas.
e) As notas de rodapé devem ser digitadas dentro das margens, separadas do texto por um espaço simples de entrelinhas e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda.
f) Na folha de rosto a natureza do trabalho, o nome da instituição, o objetivo e a área de concentração devem ser alinhados do centro da folha para a margem direita.



Em que locais pesquisar???

Sugestões do professor Raphael

·         http://www.scielo.br
·         Domínio público
·         Google acadêmico
·         Portal de periódicos da CAPE

Exemplos de  Revistas acadêmicas


Observação 1: Evite sites de autoria pública ou duvidosa!!!! Eles não condizem com trabalhos acadêmicos. Também evite livros/revistas voltadas para o público não acedêmico, pois, no geral, elas não são feitas por especialistas da área.

Observação 2: seu trabalho monográfico passará pelo crivo de um software buscador de plágio. Com isso, pretende-se evitar cópias ilegais.
Lembre-se: plágio é crime.


MODELO DE CITAÇÃO INDIRETA (PARÁFRASE)

Genuíno Bordignon e Regina Gracindo (2002), ao abordarem a mesma temática, afirmam que a gestão democrática para se constituir enquanto tal deve se amparar num paradigma emergente que tem como características básicas uma concepção dialética da realidade, o entendimento de que existe uma relação intersubjetiva entre sujeito e objeto do conhecimento e que entende o homem como sujeito histórico que sofre os condicionantes da realidade atual, mas que traz consigo a capacidade histórica de nela intervir.

MODELO DE CITAÇÃO DIRETA (MAIS DE TRÊS LINHAS)

Como já dissemos, esse vai se contrapor ao paradigma empírico-analítico, de forma que a concepção de educação a ele subjacente considera o homem como ser social e Histórico que, embora determinado por contextos econômicos, políticos e culturais, é criador da realidade social e transformador desses contextos. Assim, nas práticas sociais estabelecidas no interior da escola,
o poder não se situa em níveis hierárquicos, mas nas diferentes esferas de responsabilidade, garantindo relações interpessoais entre sujeitos iguais e ao mesmo tempo diferentes. Essa diferença dos sujeitos, no entanto, não significa que um seja mais que o outro, ou pior ou melhor, mais ou menos importante, nem concebe espaços para a dominação e a subserviência, pois estas são atitudes que negam radicalmente a cidadania. As relações de poder não se realizam na particularidade, mas na intersubjetividade da comunicação entre os atores sociais. Nesse sentido, o poder decisório necessita ser desenvolvido com base em colegiados consultivos e deliberativos. (BORDIGNON e GRACINDO, 2002, p. 151-152).

MODELO DE CITAÇÃO DIRETA (ATÉ TRÊS LINHAS)

Para Ferreira (1999, p. 11), “participar significa estar inserido nos processos sociais de forma efetiva e coletiva, opinando e decidindo sobre planejamento e execução”. Dessa forma, ...



Baixe aqui um Guia de Normatização para trabalhos acadêmecios, explicando passo-a-passo como elaborar citações e formatar sua monografia


Sobre as monografias da FALC


Nessa Faculdade, @s alun@s devem construir um trabalho monográfico de, no mínimo, 50 páginas.


Veja o exemplo de organização da monografia: disponível aqui.


0 comentários:

Postar um comentário