As contribuições de Paulo Freire para um Ensino de Ciências Dialógico


Raquel Crosara Maia Leite [Universidade Federal do Ceará/ Departamento de Biologia/ raquelcrosara@yahoo.com.br]

Raphael Alves Feitosa [Universidade Federal do Ceará/ Doutorando em Educação/ raphael.biologia@gmail. com]


Resumo
Esse trabalho se baseia na análise bibliográfica da obra freireana, o que nos permite enquadrar nosso texto como sendo parte do grupo de trabalhos teóricos em Educação em Ciências. Nosso objetivo é discutir sobre a interface que existe entre o Ensino de Ciências Naturais e a pedagogia de Paulo Freire, buscando uma articulação orgânica entre ambos. Argumentamos que o ensino das ciências é dominado por uma visão hegemônica de educação conteudista, ou bancária na visão freireana. A partir do ponto de vista de Freire é possível nós pensarmos num ensino contra-hegemônico mais dialógico, contextualizado e ético-político.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Paulo Freire. Dialógica.
Abstract
This paper is based on a bibliographic research of the freirean’s texts, and it allow us enclose our paper as a theory model group in Science Education. We have got the objective to written about the articulation between Science Education and the Paulo Freire’s pedagogy, look for an organic link for booth perspectives. We think that the Science educations is dominated by an hegemonic view “encyclopedic” education, or bancary in Freire view. At the Freire point of view is possible we think in the dialogic contra-hegemonic education, context and ethic-politic teaching.
Key words: Science Education. Paulo Freire. Dialogic.


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