Raquel Crosara Maia Leite [Universidade Federal do Ceará/ Departamento
de Biologia/ raquelcrosara@yahoo.com.br]
Raphael Alves Feitosa [Universidade Federal do Ceará/ Doutorando em
Educação/ raphael.biologia@gmail. com]
Resumo
Esse trabalho se baseia na análise bibliográfica da
obra freireana, o que nos permite enquadrar nosso texto como sendo parte do
grupo de trabalhos teóricos em Educação em Ciências. Nosso objetivo é discutir
sobre a interface que existe entre o Ensino de Ciências Naturais e a pedagogia
de Paulo Freire, buscando uma articulação orgânica entre ambos. Argumentamos
que o ensino das ciências é dominado por uma visão hegemônica de educação
conteudista, ou bancária na visão freireana. A partir do ponto de vista de
Freire é possível nós pensarmos num ensino contra-hegemônico mais dialógico,
contextualizado e ético-político.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Paulo Freire. Dialógica.
Abstract
This paper
is based on a bibliographic research of the freirean’s texts, and it allow us
enclose our paper as a theory model group in Science Education. We have got the
objective to written about the articulation between Science Education and the
Paulo Freire’s pedagogy, look for an organic link for booth perspectives. We
think that the Science educations is dominated by an hegemonic view
“encyclopedic” education, or bancary in Freire view. At the Freire point of view
is possible we think in the dialogic contra-hegemonic education, context and
ethic-politic teaching.
Key words: Science Education. Paulo Freire. Dialogic.
Download aqui / Download here
0 comentários:
Postar um comentário