segunda-feira, 7 de outubro de 2019

EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA ESCOLA: O CALOR DA PANELA DE PRESSÃO NA ECONOMIA DO GÁS DE COZINHA


EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA ESCOLA: O CALOR DA PANELA DE PRESSÃO NA ECONOMIA DO GÁS DE COZINHA


Gustavo Krysnamurthy Linhares Brandão 1, Raphael Alves Feitosa2, Raquel Crosara Maia Leite3, Viviane Alves de Oliveira Feitosa4


1Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências (Gepenci) da Universidade Federal do Ceará.
2Departamento de Biologia, Universidade Federal do Ceará
3Departamento de Teoria e Prática do Ensino, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará
4Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, Mestranda do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.


Resumo
Este trabalho foi desenvolvido por trabalho com narrativas, na qual se extrai e reflete sobre experiências diretas que ocorreram na escola básica, haja vista que entre os autores do presente artigo encontram-se um educador que participou diretamente da intervenção na escola. Os resultados expostos na narrativa evidenciam que a proposta de articulação entre a Pedagogia Histórico Crítica e as ações em prol da Educação Ambiental, permitiram o desenvolvimento de práticas investigativas que potencializaram a compressão dos estudantes envolvidos sobre a problemática ambiental, sendo bem aceito pelos professores e os demais estudantes da escola.
Palavras-chave: Educação ambiental; educação crítica; pedagogia histórico-crítica.


CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION AT SCHOOL: THE HEAT OF THE PRESSURE COOKER IN THE ECONOMY OF KITCHEN GAS
Abstract
This papper has been developed with narratives, in which it is extracted and reflected on direct experiences that occurred in the basic school, since the authors of the present article find an educator who participated directly in the intervention in the school. The results presented in the narrative show that the proposal of articulation between the Historical Critical Pedagogy and the actions in support of Environmental Education allowed the development of investigative practices that increased the compression of the students involved on the environmental problem, has being well accepted by teachers and other school students.
Keywords: Environmental education; critical education; historical-critical pedagogy.

0 comentários:

Postar um comentário