EDUCAÇÃO
AMBIENTAL CRÍTICA NA ESCOLA: O CALOR DA PANELA DE PRESSÃO
NA ECONOMIA DO GÁS DE COZINHA
Gustavo
Krysnamurthy Linhares Brandão
1, Raphael Alves Feitosa2,
Raquel Crosara Maia Leite3,
Viviane Alves de
Oliveira Feitosa4
1Secretaria
Municipal de Educação de Fortaleza, membro do Grupo de
Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências (Gepenci) da
Universidade Federal do Ceará.
2Departamento
de Biologia, Universidade Federal do Ceará
3Departamento
de Teoria e Prática do Ensino, Faculdade de Educação,
Universidade Federal do Ceará
4Secretaria
Municipal de Educação de Fortaleza, Mestranda do
Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
(PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia do Ceará.
Resumo
Este
trabalho foi desenvolvido por trabalho com narrativas, na qual se
extrai e reflete sobre experiências diretas que ocorreram na
escola básica, haja vista que entre os autores do presente
artigo encontram-se um educador que participou diretamente da
intervenção na escola. Os resultados expostos na
narrativa evidenciam que a proposta de articulação
entre a Pedagogia Histórico Crítica e as ações
em prol da Educação Ambiental, permitiram o
desenvolvimento de práticas investigativas que potencializaram
a compressão dos estudantes envolvidos sobre a problemática
ambiental, sendo bem aceito pelos professores e os demais estudantes
da escola.
Palavras-chave:
Educação ambiental; educação crítica;
pedagogia histórico-crítica.
CRITICAL
ENVIRONMENTAL EDUCATION AT SCHOOL: THE HEAT OF THE PRESSURE COOKER IN
THE ECONOMY OF KITCHEN GAS
Abstract
This
papper has been developed with narratives, in which it is extracted
and reflected on direct experiences that occurred in the basic
school, since the authors of the present article find an educator who
participated directly in the intervention in the school. The results
presented in the narrative show that the proposal of articulation
between the Historical Critical Pedagogy and the actions in support
of Environmental Education allowed the development of investigative
practices that increased the compression of the students involved on
the environmental problem, has being well accepted by teachers and
other school students.
Keywords:
Environmental education; critical education; historical-critical
pedagogy.
0 comentários:
Postar um comentário