Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3820
http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3820
Francisco
Vilar Vasconcelos1,
Anne Karoline Cardoso Silva2,
Raphael Alves Feitosa3,
José Stênio Aragão Rebouças Júnior4
1
Mestrando
em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal
de Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.
Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: villar-ocara@hotmail.com
2
Mestranda
em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal
de Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.
Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: akarol.cardoso@gmail.com
3
Doutor
em Educação, professor do Departamento de Biologia da
Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenador do
Laboratório de Pesquisa em Ensino de Biologia (LEBIO). Atua
como docente dos Programas de Pos-Graduação em Ensino
de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
(IFCE) e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e
Matemática da UFC (ENCIMA). Fortaleza, Ceará, Brasil.
E-mail: raphael.feitosa@ufc.br.
4
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade
Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, Ceará, Brasil.
E-mail: ze.stenio2@gmail.com
RESUMO
Com
a pesquisa objetiva-se analisar concepções e reflexões
de bolsistas e ex-bolsistas do PIBID EA a partir do questionamento:
Por que ser professor? Avaliar as contribuições do
programa de iniciação à docência para a
descoberta e permanência na profissão docente. Os
sujeitos desta investigação são 8 bolsistas da
região metropolitana de Fortaleza, Ceará, Brasil, que
cursaram e/ou cursavam Licenciatura na Universidade Federal do Ceará
(UFC). O programa oferece
bolsas de iniciação à docência aos alunos
de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas
públicas e que, quando graduados, se comprometam com o
exercício do magistério na rede pública. O
objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres
e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o
PIBID faz uma articulação entre a educação
superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas
estaduais e municipais.
Através de um estudo de caso numa investigação
qualitativa foram propostos questionários e entrevistas
visando uma coleta de dados para se analisar a questão das
contribuições do programa para a formação
inicial. Constatou-se ainda, que houve mudanças em relação
as concepções, após os graduandos participarem
do programa, principalmente no que se refere as ideias de descoberta
e permanência na docência, assim, como a responsabilidade
social na perspectiva da educação ambiental para a
formação na área educacional.
Palavras
– chaves: Professor. Pibid EA. Docência. Formação
Inicial.
Abstract
The
objective of this research is to analyze the conceptions and
reflections of scholarship holders and alumni of PIBID EA from the
questioning: Why be a teacher? To evaluate the contributions of the
initiation program to teaching for the discovery and permanence in
the teaching profession. The subjects of this research are 8 fellows
from the metropolitan region of Fortaleza, Ceará, Brazil, who
attended and / or attended a degree at the Federal University of
Ceará (UFC). The program offers scholarships for teaching
students to face-to-face courses that are dedicated to the internship
in public schools and that, when graduates, commit themselves to the
exercise of teaching in the public network. The goal is to anticipate
the link between future masters and public network classrooms. With
this initiative, PIBID articulates higher education (through
degrees), the school and state and municipal systems. Through a case
study in qualitative research, questionnaires and interviews were
proposed aiming at a data collection to analyze the question of the
contributions of the program to the initial formation. It was also
observed that there were changes in relation to the conceptions,
after the students participated in the program, mainly in relation to
the ideas of discovery and permanence in teaching, as well as social
responsibility in the perspective of environmental education for
training in the area educational.
Key
- words: Teacher. Pibid EA. Teaching.
Initial formation.
0 comentários:
Postar um comentário