segunda-feira, 7 de outubro de 2019

CONCEPÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O POR QUE SER PROFESSOR COM A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID EA.

CONCEPÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O POR QUE SER PROFESSOR COM A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID EA.  
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3820


http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3820

Francisco Vilar Vasconcelos1, Anne Karoline Cardoso Silva2, Raphael Alves Feitosa3, José Stênio Aragão Rebouças Júnior4


1 Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: villar-ocara@hotmail.com
2 Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: akarol.cardoso@gmail.com
3 Doutor em Educação, professor do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenador do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Biologia (LEBIO). Atua como docente dos Programas de Pos-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da UFC (ENCIMA). Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: raphael.feitosa@ufc.br.
4 Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: ze.stenio2@gmail.com


RESUMO
Com a pesquisa objetiva-se analisar concepções e reflexões de bolsistas e ex-bolsistas do PIBID EA a partir do questionamento: Por que ser professor? Avaliar as contribuições do programa de iniciação à docência para a descoberta e permanência na profissão docente. Os sujeitos desta investigação são 8 bolsistas da região metropolitana de Fortaleza, Ceará, Brasil, que cursaram e/ou cursavam Licenciatura na Universidade Federal do Ceará (UFC). O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais. Através de um estudo de caso numa investigação qualitativa foram propostos questionários e entrevistas visando uma coleta de dados para se analisar a questão das contribuições do programa para a formação inicial. Constatou-se ainda, que houve mudanças em relação as concepções, após os graduandos participarem do programa, principalmente no que se refere as ideias de descoberta e permanência na docência, assim, como a responsabilidade social na perspectiva da educação ambiental para a formação na área educacional.
Palavras – chaves: Professor. Pibid EA. Docência. Formação Inicial.


Abstract
The objective of this research is to analyze the conceptions and reflections of scholarship holders and alumni of PIBID EA from the questioning: Why be a teacher? To evaluate the contributions of the initiation program to teaching for the discovery and permanence in the teaching profession. The subjects of this research are 8 fellows from the metropolitan region of Fortaleza, Ceará, Brazil, who attended and / or attended a degree at the Federal University of Ceará (UFC). The program offers scholarships for teaching students to face-to-face courses that are dedicated to the internship in public schools and that, when graduates, commit themselves to the exercise of teaching in the public network. The goal is to anticipate the link between future masters and public network classrooms. With this initiative, PIBID articulates higher education (through degrees), the school and state and municipal systems. Through a case study in qualitative research, questionnaires and interviews were proposed aiming at a data collection to analyze the question of the contributions of the program to the initial formation. It was also observed that there were changes in relation to the conceptions, after the students participated in the program, mainly in relation to the ideas of discovery and permanence in teaching, as well as social responsibility in the perspective of environmental education for training in the area educational.
Key - words: Teacher. Pibid EA. Teaching. Initial formation.
 

0 comentários:

Postar um comentário