http://if.ufmt.br/eenci/
A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO SERTÃO NORDESTINO: NARRATIVAS DO PROJETO “BIOFOTOGRAFIA”
Photography as a tool for biology teaching in the northeastern region of brazil: narratives of a biofotography project
Autores: Francisca Patricia ferreira Silva e Raphael Alves Feitosa
Resumo
O presente artigo objetiva analisar o contributo
obtido por meio do "Projeto Biofotografia" a participante bolsista, na
apreciação, do contexto do sertão cearense na forma de uma narrativa que
se coloca na intersecção entre a formação docente, dessa integrante do
Pibid, e do ensino-aprendizagem de Biologia através de uma ferramenta
artística. Apresenta-se a correlação entre aulas teóricas e práticas,
senso a última com uso de fotografias. O referido projeto buscou uma
articulação entre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência (Pibid) e os estudantes da rede pública de ensino da cidade de
Jaguaribe-CE pelo período de 2014 e 1015. Foram abordados conteúdos de
Ecologia e Botânica, além disso técnicas de fotografia, voltadas para o
bioma Caatinga e, durante as aulas de campo, os alunos puderam usar seus
celulares para registrar fotos de objetos, paisagens e organismos
relacionados com a temática de cada encontro. Para verificar sua
eficiência, houve a aplicação de dois tipos de questionários sobre
biologia a discentes que não participaram do projeto: um que possuía
fotos para exemplificar as perguntas e outro apenas com as questões.
Conclui-se que houve maior número de acertos nos questionários contendo
as ilustrações. De forma adicional, os bolsistas consideraram, segundo
registro das observações deles no andamento das atividades propostas -
que o uso da fotografia concorreu positivamente para a aprendizagem.
Ademais, tendo em vista os docentes da escola, na qual o projeto foi
desenvolvido, expressaram em reuniões do professorado, que notaram maior
envolvimento dos bolsistas no que se refere à participação ativa nas
atividades escolares, principalmente aquelas relacionadas à Biologia.
Isso comprova que os recursos usados na metodologia e um complexo de
ações mobilizadas pelos pibidianos asseguraram o resultado positivo no
processo de ensino.
Abstract
The present article aims to analyze the
contribution obtained through the "Bio photography Project", the
scholarship participant in the appreciation of the context of the
interior of the state of Ceará in the form of a narrative that stands at
the intersection between teacher training, that member of the PIBID,
and teaching-learning of Biology through an artistic tool. It presents
the correlation between theoretical and practical classes, the latter
with the use of photographs. This project sought a link between the
Institutional Scholarship Initiative Program (PIBID) and the students of
the public-school system of the city of Jaguaribe-CE for the period of
2014 and 1015. Ecology and Botany contents were also addressed, in
addition, photography techniques focused on the Caatinga biome, and
during the field lessons, students were able to use their cell phones to
record photos of objects, landscapes, and organisms related to the
theme of each encounter. To verify its efficiency, two types of
questionnaires on biology were applied to students who did not
participate in the project: one that had photos to exemplify the
questions and another only with the questions. It was concluded that
there were more correct answers in the questionnaires containing the
illustrations. In addition, the scholarship holders considered,
according to their observations on the progress of the proposed
activities, that the use of the mobile had a positive effect on
learning. In addition, in view of the teachers of the school in which
the project was developed, they expressed in faculty meetings that they
noticed a greater involvement of the scholarship holders in the active
participation in school activities, especially those related to Biology.
This proves that the resources used in the methodology and a complex of
actions mobilized by the pibidianos ensured the positive result in the
teaching process.
Palavras-chave
Formação docente; Ensino de Ciências; Pibid.
Keywords
Teachers training; Science teaching; Pibid.
0 comentários:
Postar um comentário