sexta-feira, 31 de março de 2017

USO DE JOGOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA CELULAR

USO DE JOGOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA CELULAR: ESTUDO ANTES E DEPOIS DA EXPLICAÇÃO DO CONTEÚDO TEÓRICO

RESUMO

Considerando a importância da utilização de métodos ativos para facilitar o processo

educacional, o trabalho analisou a efetividade do uso de jogos didáticos como meio de

aproximação do aluno ao conteúdo teórico. A aplicação dos jogos foi realizada com estudantes

do primeiro semestre dos cursos de Ciências Biológicas e de Biotecnologia da Universidade

Federal do Ceará (UFC). Os alunos jogaram antes e depois da apresentação da teoria. No total,

foram utilizados cinco jogos, dos quais dois abordavam a Síntese Proteica, dois acerca do

Tráfego de Vesículas e um sobre Citoesqueleto. Como resposta às práticas, os alunos

responderam questionários, a partir dos quais foi possível aferir a eficácia dos jogos didáticos na

aprendizagem dos conteúdos teóricos de biologia celular.

Palavras-chave: Ensino de Biologia. Síntese proteica. Transporte vesicular. Citoesqueleto.


Download

0 comentários:

Postar um comentário