sexta-feira, 2 de julho de 2021

Uma revisão sistemática sobre investigações narrativas no ensino de ciências nos últimos cinco anos na América Latina (2016-2020)

 

Uma revisão sistemática sobre investigações narrativas no ensino de ciências nos últimos cinco anos na América Latina (2016-2020)

Autores

  • Raphael Alves FeitosaUniversidade Federal do Ceará

Palavras-chave: 

Pesquisa narrativa, Ensino de ciências, Revisão sistemática

Resumo

O presente manuscrito tem como objetivo descrever e analisar as investigações que usam o método de pesquisa narrativa publicadas ao longo dos últimos cinco anos na América Latina (2016-2020) em interface com o ensino de ciências. Para objetivar essa meta foi feita uma revisão de literatura do tipo sistemática dentro do Portal de Periódicos da Capes, com uso de descritores pré-definidos e de operadores booleanos. Ao todo, foram encontrados onze materiais bibliográficos relevantes, sendo nove artigos publicados em periódicos revisados por pares, uma dissertação de mestrado e um trabalho publicado em anais de evento nacional. Os resultados indicam que há uma tendência de crescimento dessa interface em diferentes públicos e espaços, indo desde crianças e jovens de escolas da educação básica até adultos da Educação de Jovens e Adultos, bem como do ensino superior. Outro destaque foi a presença da interface no ensino superior, em especial no campo da formação de professores da área de ciências.


ALVES FEITOSA, R. Uma revisão sistemática sobre investigações narrativas no ensino de ciências nos últimos cinco anos na América Latina (2016-2020) . Revista de Ciências do Estado[S. l.], v. 6, n. 1, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e26440. Acesso em: 2 jul. 2021.


https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e26440

0 comentários:

Postar um comentário