PRACIANO, Jaírla Bianca Aires; FEITOSA, Raphael Alves. Science in the final years of elementary school: a systematic literature review. Research, Society and Development, Itabira, v. 9, n. 6, p. e121963489, apr. 2020. ISSN 2525-3409. Available at: <https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/3489>. Date accessed: 16 june 2020. doi:http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3489.
CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
RESUMO
O ensino de Ciências estimula o questionamento e o raciocínio lógico dos discentes, proporcionando desenvolver cidadãos capazes de enfrentar e solucionar obstáculos contemporâneos. Além disso, essa área do conhecimento é relevante aos estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental, por colaborar com a compreensão de mecanismos que ocorrem em seu cotidiano. Diante disso, este artigo teve como objetivo apresentar uma revisão sistemática de literatura referente aos temas de ensino ciências, ciências no nono ano das séries finais e formação de professores de ciências, em trabalhos publicados no período de 2015 à 2019. A fim de, identificar as contribuições de pesquisas relacionadas a esses assuntos. Nessa perspectiva, o levantamento foi realizado no Portal Periódicos da CAPES, tendo em vista que é considerado um dos principais recursos virtuais de pesquisas acadêmicas. Foram encontrados 10 trabalhos referentes aos descritores. Os resultados obtidos mostraram a ausência de pesquisas associadas aos temas analisados, contribuindo para a relevância de estudos dessa natureza no meio acadêmico. Portanto, destacamos a necessidade para a execução de novos estudos nesse âmbito, com o intuito de expandir os conhecimentos quanto ao ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino Ciências; Ciências nos anos finais; Formação de professores de Ciências.
DOWNLOAD: https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/download/3489/2685
0 comentários:
Postar um comentário