quinta-feira, 14 de julho de 2016

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)


CONTRIBUTIONS OF PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) FOR TEACHER EDUCATION IN THE FIELD OF MATHEMATICS



FEITOSA, Raphael Alves; GOMES, A. D. C. . FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 6, p. 116-130, 2016. 



Resumo

O presente artigo reflete sobre políticas públicas em educação com o intuito de analisar e compreender as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFCE, Campus Crateús, inseridos no programa. O nosso objetivo é retratar de forma significativa as experiências, os desafios e o desenvolvimento do programa no que concerne ao processo de formação de professores da instituição. Optamos como metodologia para desenvolver esse trabalho o Estudo de Caso, onde utilizamos entrevistas e análise de documentos como ferramentas de coleta de dados.
 
 
 Abstract
This article reflects on public policies in education in order to analyze and understand the contributions of the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) for teacher education of some students of Degree in Mathematics at IFCE, campus Crateús, entered in this program. The paper aims to portray significantly the experiences, challenges and program development regarding the process of teacher education. We decided as a methodology to developthis work the case study, where we use interviews and document analysis as data collection tools.
Keywords:teacher education. public policy.Pibid

Download (link 1)

Download (link 2)


0 comentários:

Postar um comentário