segunda-feira, 31 de agosto de 2015

LIVRO: Ensino, Currículo(s) e Formação Docente: Mandala(s) como expressão da omnilateralidade e das ciências/

Ensino, Currículo(s) e Formação Docente: Mandala(s) como expressão da omnilateralidade e das ciências

Raphael Alves Feitosa; Ana Maria Iorio Dias (Orgs.). Jundiaí, Paco Editorial: 2015. 176 p. ISBN: 978-85-8148-860-8


A estrutura do livro
 
No capítulo inicial introduzimos as discussões em torno de currículo, discorrendo sobre suas possíveis definições. Nele também apresentamos as diversas teorias curriculares, bem como tentamos travar um respeitoso diálogo com as diferentes possibilidades que cada uma delas traz para o trabalho do(a) professor(a).
No segundo capítulo trazemos os fundamentos teóricos e epistemológicos que servirão de base para a explicitação do que chamamos de currículo como mandala, com foco na crítica sobre a visão cartesiana. Trazemos como base a dialética marxiana, isto é, aquela elaborada por Karl Marx.Também apresentamos as suas características e as possibilidades que ela traz para superar a fragmentação disciplinar. Aqui, trazemos também o diálogo sobre como a Filosofia da Ciência pode servir para analisar os currículos dentro da área de Ciência da Natureza.
No capítulo seguinte, apresentamos a nossa visão sobre a formação docente, com enfoque na formação crítico-reflexiva. Além disso, discorremos sobre uma perspectiva histórica sobre as teorias que embasam
a formação de professores, dando foco para a sua relação com os currículos.
No quarto capítulo trazemos a nossa proposta de percepção sobre o currículo, que chamamos de currículo como uma mandala. Ao longo deste livro, adotamos como enredo para a construção do texto a figura
da mandala.

Link para compra: Paco Editorial

0 comentários:

Postar um comentário