segunda-feira, 1 de junho de 2015

Educação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica: construindo a mandala do trabalho docente engajado

Educação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica:
construindo a mandala do trabalho docente engajado


 Environmental Education and Historical-Critical Pedagogy: build
the engagement teacher’s work mandal

 Raphael Alves Feitosa, Francisco José Pegado Abílio, Ciências & Cognição 2015; Vol 20(1) 155-170.

Resumo
O texto analisa as possibilidades que a Pedagogia Histórico-Críti ca (PHC) pode trazer
para a educação ambiental, apresentando como contribuição relevante para o tema trabalhado
a perspecti va de se enfati zar o lado crítico da educação ambiental (EA), considerando como
basilar os aspectos sociais, políticos e culturais da educação, buscando uma relação metabólica
sustentável entre ser humano e natureza. Como mote gerador, o arti go traz como enredo
construti vo a mandala, síntese dialética de múltiplas determinações, baseada em seis aspectos que articulam a PHC e a EA: Marxismo; PHC; educação ambiental; transformação social; Didática; Político-Pedagógico. Como contribuição da PHC para a EA crítica, o texto aponta, em âmbito epistemológico, o materialismo histórico-dialético como arcabouço fi losófi co; em âmbito político, a ação pedagógica dos educadores
ambientais; e em âmbito didático engloba os aspectos didáti cos da PHC.




Download Aqui

0 comentários:

Postar um comentário