quarta-feira, 16 de abril de 2014

Tese - O CURRÍCULO COMO MANDALA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

RESUMO



O presente texto de tese de doutoramento busca analisar as práticas curriculares nos 

currículos do curso de Ciências Biológicas da UFC, modalidade Licenciatura, e as 

implicações dessas para a formação docente. O texto traz como referencial 

epistemológico o materialismo histórico e dialético, além de apresentar como quadro 

teórico o estudo sobre os currículos e sobre a formação docente reflexiva, através de 

uma articulação teórica chamada de currículo como mandala. Metodologicamente, a 

pesquisa se enquadra em uma vertente qualitativa e traz como embasamento 

investigativo o Estudo de Caso, pois se pretende investigar um fenômeno 

contemporâneo imerso no seu cotidiano real. Escolheu-se como ferramentas a análise de 

documentos sobre os projetos pedagógicos dos cursos da instituição, além da aplicação 

de questionários e de entrevistas, com discentes, docentes e servidores que compõem o 

local de investigação. Somando-se a isso, foi feita uma série de observações em caderno 

de campo, no qual se registrou uma série de conversas informais com professores do 

curso investigado. Como resultados, o trabalho aponta que o currículo formal porta um 

viés “bacharelesco”, já que a uma grande parcela de disciplinas que são comuns a 

ambas as modalidades – Licenciatura e Bacharelado. Destarte, encontra-se nos 

resultados deste estudo de caso o papel atribuído pelos discentes e docentes aos “outros 

currículos dentro do currículo”, como o Programa de Educação Tutorial (PET) e o 

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A 

interdisciplinaridade aparece formalmente em algumas disciplinas do curso, como as

Instrumentalizações para o Estudo/Ensino de Ciências (IPEC), e a Estudos Sócio-
Históricos e Culturais da Educação. Essa interdisciplinaridade apareceu também na 

forma de currículo em ação nas IPEC e nas aulas de campo. Para os alunos, egressos e 

professores do curso, existem atividades de caráter interdisciplinar nas 

Instrumentalizações, pois elas tentam superar a fragmentação do mundo acadêmico, 

através de ações e projetos que ligam as disciplinas em torno do processo de 

transposição didática dos conteúdos da formação específica do Biólogo para a atuação 

docente na educação básica. Da mesma maneira, as atividades de excursão, chamadas 

informalmente pelo grupo analisado de “aulas de campo”, também se constituíram 

como possibilidades curriculares que reuniram os educadores das diversas áreas do 

currículo em torno de ações em comuns. 

Palavras-chave: Currículo. Formação docente. Ensino de Ciências. Mandala.



ABSTRACT

Such text seeks to analyze the curricular practices in the curriculum of the course of

Biological Sciences at UFC and their implications for teacher practice. The text brings

epistemological framework as the historical and dialectical materialism, as well as

presenting the theoretical study of the curriculum and the teacher reflection, through a

theoretical articulation that we call curriculum as mandala. Methodologically, the

research fits into a qualitative aspect, and has as basis the investigative case study, as we

intend to investigate a contemporary phenomenon immersed in their daily reality.

Chosen as document analysis tools on the pedagogical projects of the institution and the

use of questionnaires and interviews with students, teachers and servers that make up

the site investigation. Adding to this, we made a series of observations in a field

notebook in which he recorded a series of informal conversations with teachers of the

course investigated. As some results, this work shows that the formal curriculum gate

bias "research", since a large portion of disciplines that are common to both modes –

Teaches Education and Bachelor. Thus, we find in our results of this case study, it was

worth noting the role assigned by teachers and learners to "other curricula within the

curriculum" as the Programa de Educação Tutoria (PET) and the Programa Institucional

de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). The interdisciplinarity appears formally in

some course areas, Instrumentalizações para o Estudo/Ensino de Ciências (IPEC), and

Estudos Sócio-Históricos e Culturais da Educação. This interdisciplinarity has also

appeared in the form of curriculum in action in the IPEC and field lessons. For students,

graduates and teachers of the course activities are interdisciplinary in

Instrumentalizations as they try to overcome the fragmentation of the academic world,

through actions and projects linking the disciplines around the process of didactic

transposition of training content specific biologist for teaching performance in basic

education. Likewise, the activities of tour, informally called the analyzed group of "field

classes" also constituted themselves as possibilities curricular gathered educators from

various areas of the curriculum around common shares.

Keywords: Curriculum. Teacher’s education. Science education. Mandala.

RESUMEN



El presente texto de tesis de doctoramiento busca analizar las prácticas curriculares em

los currículos del curso de Ciencias Biológicas de la UFC, modalidad Licenciatura, e las

implicaciones de esas para la formación docente. El texto trae como referencial

epistemológico el materialismo histórico y dialéctico, allá de presentar como cuadro

teórico el estudio sobre los currículos y sobre la formación docente reflexiva, a través de

una articulación teórica llamada de currículo como mandala. Metodológicamente, la

pesquisa se encuadra en una vertiente cualitativa y trae como embasamiento

investigativo el Estudio de Caso, pues se pretende investigar un fenómeno

contemporáneo inmerso en su cotidiano real. Se escogió como herramienta el análisis de

documentos sobre los proyectos pedagógicos de los cursos de la institución, allá de la

aplicación de cuestionarios y de entrevistas, con discentes, docentes y servidores que

componen el local de investigación. Sumándose a eso, se ha hecho una serie de

observaciones en cuaderno de campo, en lo cual se registró una serie de conversas

informales con los profesores del curso investigado. Como resultados, el trabajo apunta

que el currículo formal porta un biés “bacharelesco”, ya que a una grande parcela de

disciplinas que son comunes a ambas las modalidades – Licenciatura y Bachillerato.

Así, encontrase en los resultados de este estudio de caso el papel atribuido por los

discentes y docentes a los “otros currículos dentro del currículo”, como el Programa de

Educação Tutorial (PET) y el Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

(PIBID); La interdisciplinaridad aparece formalmente en algunas disciplinas del curso,

como las Instrumentalizações para o Estudo/Ensino de Ciências (IPEC), y la Estudos

Socio-Históricos e Culturais da Educação. Esa interdisciplinaridad apareció también el

na forma de currículo en acción en las IPEC e en las clases de campo. Para los alumnos,

egresos e profesores del curso, existen actividades de carácter interdisciplinar en las

Instrumentalizaciones, pues ellas intentan superar la fragmentación del mundo

académico, a través de acciones y proyectos que ligan las disciplinas alrededor del

proceso de transposición didáctica de los contenidos de la formación específica del

Biólogo para la actuación docente en la educación básica. De la misma manera, las

actividades de excursión, llamadas informalmente por lo grupo analizado de “clases de

campo”, también se constituían como posibilidades curriculares que agrupaban los

educadores de las diversas áreas del currículo alrededor de acciones comunes.

Palabras-llave: Currículo. Formación docente. Ensino de Ciencias. Mandala.


Download

0 comentários:

Postar um comentário