quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Filosofia das Ciências: para além da linearidade

Título do trabalho: FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS: PARA ALÉM DA LINEARIDADE
Autores:  Raquel Crosara Maia Leite (Departamento de Biologia da UFC) ; Raphael Alves Feitosa (Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC)
Periódico: Revista da SBEnBIO, ISSN 1982-1867, v. 4, p. 1-9, 2012.


Resumo
Este trabalho objetiva analisar as proposições filosóficas que podem contribuir para um ensino de ciências que vá além da linearidade. As tendências consideradas na análise referem-se ao holismo, a totalidade e complexidade. Para tanto, escolhemos como metodologia a análise bibliográfica das principais obras relacionadas à temática. A ideia de totalidade compreende a realidade em suas íntimas características e suas conexões internas, debaixo da aparência e da causalidade linear dos fenômenos. Tais ligações são necessárias para um ensino de ciências mais progressista, o qual se posiciona em oposição ao positivismo, que considera de forma simplória as manifestações fenomênicas, não chegando a atingir a apreensão dos processos totalizantes da realidade.

Philosophy of Science: beyond the linearity

Abstract
This study aims to analyze the philosophical propositions that can contribute to science education that goes beyond linearity. Trends considered in the analysis refer to holism, the totality and complexity. Therefore, we chose as the methodology literature review of the main works related to the theme. The idea comprises the entire reality in their intimate characteristics and their internal connections, and under the appearance of linear causality of phenomena. Such links are necessary for a more progressive science education, which stands in opposition to positivism, which believes in a simplistic phenomenal manifestations, not peaking at the seizure of totalizing processes of reality.

Download (baixe o artigo aqui)

0 comentários:

Postar um comentário