domingo, 3 de junho de 2012

A VISÃO ORIENTAL DA RELAÇÃO INSEPARÁVEL ENTRE SER VIVO E AMBIENTE: ESHO FUNI

A VISÃO ORIENTAL DA RELAÇÃO INSEPARÁVEL ENTRE SER VIVO E AMBIENTE: ESHO FUNI


THE EASTERN point of view OF inseparable relationship between THE LIVING ORGANISMS AND ENVIRONMENT: Esho FUNI


Raphael Alves Feitosa
Biólogo, Mestre em Educação, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. Email: rafeitosa@oi.com.br
Ana Maria Iorio Dias
Professora da FACED/UFC, Doutora (UFC) e Pós-Doutora em Educação (UnB). Email: anaiorio@ufc.br
Viviane Alves de Oliveira Feitosa
Pedagoga pela UFC, professora da Secretaria Municipal de Educação, Fortaleza-CE. Email: vikalveso@yahoo.com.br


Resumo: O objetivo desse trabalho é discutir a percepção oriental sobre o Esho Funi (inseparabilidade entre ser vivo e seu ambiente), em direção a uma revolução humana interior e mudança de paradigma educacional. Para tanto, analisamos obras literárias japonesas, em especial os escritos publicados por Nitiren Daishonin e pelo filósofo Daisaku Ikeda. Tal abordagem se justifica uma vez que percebemos que é necessário uma mudança na percepção global sobre o ambiente que nos rodeia, bem como nossas inter-relações entre os próprios seres humanos. Destarte, tal transformação deve incluir aspectos da vida espiritual, a qual entendemos como parte essencial da natureza humana, visando uma mudanças radical em nossas estruturas sociais, políticas e, consequentemente, educativas. O conceito filosófico oriental de Esho Funi exprime que a pessoa e seu ambiente são dois fenômenos independentes, porém unos em sua essência fundamental. Esse princípio budista indica que a pessoa e seu ambiente formam uma vida única e completa, sendo que nenhum pode existir separado do outro. A educação, vista a partir da perspectiva de Esho Funi, poderia contribuir para o reconhecimento e o diálogo das diversidades entre seres humanos e entre estes e seu ambiente, procurando assegurar condições necessárias para o desenvolvimento de práticas e valores interculturais, valorizando o ser humano como um requisito prévio para o desenvolvimento e exercício da cidadania plena e planetária. Tal perspectiva traz como importante contribuição para a cultura de paz a ideia de que somos todos responsáveis pelo ambiente. Se nossas ações são predatórias e individualistas, nosso ambiente é influenciado por tal egoísmo. Se pelo contrário, nossas atitudes forem de respeito e colaboração mútua, o local onde estamos é influenciado de uma forma benéfica, gerando um local de paz e harmonia.
Palavras-chave: ser vivo e ambiente; Esho Funi; educação ambiental; espiritualidade; cosmovisão oriental.



Abstract: The aim of this paper is to discuss the perception on the eastern Esho Funi (inseparability of living organisms and their environment), toward an inner human revolution and paradigm shift in education. For this purpose, we analyze some Japanese literary works, especially the writings published by Nichiren Daishonin and philosopher Daisaku Ikeda. Such an approach is justified since it is necessary to realize a change in global perception about the environment around us, and our inter-relationships between human beings themselves. Thus, such a transformation should include aspects of spiritual life, which we understand as an essential part of human nature, aiming at a radical change in our social structures, policies, and therefore educational. The philosophical concept of Esho Funi expresses the person and their environment are two independent phenomena, but one in its fundamental essence. This Buddhist principle indicates that the person and their environment form a unique and complete life, and neither can exist separately from each other. Education, viewed from the perspective of Esho Funi, could contribute to the recognition of diversity and dialogue among and between humans and their environment, seeking to ensure necessary conditions for the development of cultural practices and values, valuing the human being as a prerequisite for the development and exercise of full planetary citizenship. This perspective brings an important contribution to the culture of peace, the idea that we are all responsible for the environment. If our actions are predatory and individualistic, our environment is influenced by such selfishness. If on the contrary, our attitudes are of mutual respect and collaboration, where we are is influenced in a beneficial way, creating a place of peace and harmony.
Keywords: living organisms and environment; Esho funi; environmental education; spirituality; Eastern worldview.


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