terça-feira, 24 de abril de 2012

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BASEADA NUMA ASSOCIAÇÃO DE COMPANHEIROS DE OFÍCIO

Neste trabalho, trilhamos os caminhamos na formação dos artistas dentro de corporações de ofício e de academias de arte e ofícios. Buscamos tecer uma teia de relações entre os campos da Ciência e da arte e indicamos que é possível pensar na formação de artistas-reflexivos. Pensamos que a formação do professorado deve ser cooperativa, interdisciplinar, dialogicamente compartilhada entre os aprendizes-mestres através da teoria-prática, assim como ocorre na formação artística, visando à tecedura de saberes parceiros, mostrando que a educação das Artes pode ser inspiradora para o magistério das Ciências. Ponderaremos ainda sobre o "aplicacionismo" que dicotomiza teoria e prática, dando um enfoque especial para as possibilidades desse tipo de formação dentro dos estágios supervisionados

A formação de professores de Ciências BASEADa NUMA ASSOCIAÇÃO DE COMPANHEIROS DE OFÍCIO

SCIENCE TEACHER’S TRAINING BASED ON A MEDIEVAL CONFRATERNITY OF WORKERS



Resumo
Neste trabalho, trilhamos os caminhamos na formação dos artistas dentro de corporações de ofício e de academias de arte e ofícios. Buscamos tecer uma teia de relações entre os campos da Ciência e da arte e indicamos que é possível pensar na formação de artistas-reflexivos. Pensamos que a formação do professorado deve ser cooperativa, interdisciplinar, dialogicamente compartilhada entre os aprendizes-mestres através da teoria-prática, assim como ocorre na formação artística, visando à tecedura de saberes parceiros, mostrando que a educação das Artes pode ser inspiradora para o magistério das Ciências. Ponderaremos ainda sobre o "aplicacionismo" que dicotomiza teoria e prática, dando um enfoque especial para as possibilidades desse tipo de formação dentro dos estágios supervisionados.
Palavras-chave: Companheiros de Ofício. Formação de Professores. Artistas Reflexivos. 


Abstract
For this paper, we follow the path through the training of artists in craft guilds and academies of art and crafts. We sought to weave a web of connections between the teaching fields of science and art, and indicate that the training of more reflective artists is conceivable. We believe that teacher training should be cooperative, interdisciplinary, dialogically shared among apprentices-masters through theory and practice, as it takes place for artistic training, aiming to weave together different partner knowledges, showing that the education of Art can be inspiring for the teaching of Science. We will ponder on the "aplicationism" that dichotomizes theory and practice, with special focus on the possibilities of such training for the teacher's education.
Keywords: Confraternities of Workers. Teacher's Education. Reflexive Artist.


Download Aqui / Here

0 comentários:

Postar um comentário