Avaliação do Currículo do Curso de Ciências Biológicas da UFC: em busca da melhoria da formação de professores de biologia
Raphael Alves Feitosa 
Raquel Crosara Maia Leite 
RESUMO: O objetivo geral deste capítulo é analisar a avaliação curricular do referido curso, na perspectiva dos atores sociais do mesmo (discentes e a coordenação pedagógica). Nossa investigação insere-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, na qual optamos como metodologia de embasamento o Estudo de Caso, no qual utilizamos como ferramentas de pesquisa a análise de documentos, questionários e entrevista semi-estruturada. Entrevistamos um docente representante da coordenação do curso, buscando conhecer como se deu o processo de construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) do referido curso. Foi relevante entrevistar o coordenador, pois ele foi o representante do curso que estava ligado à coordenação na época da mudança entre o novo PPP e o antigo documento. Chamaremos o representante de Mateus. Seu relato nos permitiu compreender como foi o processo de formulação do novo PPP, bem como os diversos períodos de evolução e de transição entre as referidas organizações curriculares da modalidade Licenciatura. Isso nos permitiu compreender o processo de forma global e as relações/lutas de poder entre os grupos que apoiaram/criticavam o novo PPP.
ABSTRACT:  The
 aim of this chapter is to analyze the curriculum evaluation of that 
course from the perspective of social actors in it (and coordinating 
education students). Our
 investigation is part of a qualitative research approach, in which we 
choose as a method of grounding the Case Study, in which we used as 
research tools to document analysis, questionnaires and semi-structured 
interview. We
 interviewed a representative of the faculty course coordinator, seeking
 to know how was the process of building the Political Pedagogical 
Project (PPP) of that course. It
 was important to interview the coordinator, because he was the 
representative of the course that was linked to the coordination at the 
time of the change between the new and the old PPP document. We call the representative of Matthew. Your
 report has allowed us to understand how was the process of formulating 
the new PPP, as well as the various stages of evolution and transition 
between the organizations of the sport Degree curriculum. This
 allowed us to understand the process overall and the relations / power 
struggles between groups that supported / criticized the new PPP.

 
 

 
 
 Postagens
Postagens
 
 
0 comentários:
Postar um comentário