O trabalho e o saber docente: construindo a mandala do professor artista-reflexivo
Nesse livro, tentamos explanar algumas ideias e questionamentos. Por exemplo, no capítulo 1, intitulado
“Construindo a primeira mandala - o trabalho docente”, temos como plano de fundo a indagação: O que é preciso para ser um “bom” professor?. Para tentar responder a pergunta, discutimos sobre o trabalho docente num curso de formação de professores.
Já no capítulo 2, denominado de “Construindo a segunda mandala - primeira aproximação de uma tipificação dos saberes docentes”, trazemos a discussão sobre a pergunta: Qualquer pessoa pode “dar aula”? No geral, a crença popular é que para ser professor “basta saber a matéria”. Todavia, explanamos os diversos saberes que os professores devem construir para formar sua identidade profissional. Assim,
defendemos que é indispensável uma formação especifica para a docência.
Por fim, no derradeiro capítulo (Professores Artistas-Reflexivos: elementos teóricos-epistemológicos para o
trabalho e os saberes docentes baseado numa Associação de companheiros de ofício) trazemos alguns traços teóricos para alcançarmos uma formação de professores baseada nos saberes docentes. Finalmente, destacamos nesse capítulo as associações de companheiros de ofício.
O termo “mandala” está relacionado ao círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o serhumano e o universo, entre o micro e o macrocosmo. De fato, a síntese de sua significação cabe na etmologia da palavra mandala, que vem do sânscrito, e significa círculo (FRANCHI, 2002).
“Construindo a primeira mandala - o trabalho docente”, temos como plano de fundo a indagação: O que é preciso para ser um “bom” professor?. Para tentar responder a pergunta, discutimos sobre o trabalho docente num curso de formação de professores.
Já no capítulo 2, denominado de “Construindo a segunda mandala - primeira aproximação de uma tipificação dos saberes docentes”, trazemos a discussão sobre a pergunta: Qualquer pessoa pode “dar aula”? No geral, a crença popular é que para ser professor “basta saber a matéria”. Todavia, explanamos os diversos saberes que os professores devem construir para formar sua identidade profissional. Assim,
defendemos que é indispensável uma formação especifica para a docência.
Por fim, no derradeiro capítulo (Professores Artistas-Reflexivos: elementos teóricos-epistemológicos para o
trabalho e os saberes docentes baseado numa Associação de companheiros de ofício) trazemos alguns traços teóricos para alcançarmos uma formação de professores baseada nos saberes docentes. Finalmente, destacamos nesse capítulo as associações de companheiros de ofício.
O termo “mandala” está relacionado ao círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o serhumano e o universo, entre o micro e o macrocosmo. De fato, a síntese de sua significação cabe na etmologia da palavra mandala, que vem do sânscrito, e significa círculo (FRANCHI, 2002).
Ela é um diagrama simbólico usado como um instrumento para meditação, uma vez que atua como uma representação do cosmo, um ponto de união das forças universais. As mandalas são constituídas por uma imagem arredondada miscigenada por um padrão de forma que se repetem simetricamente em torno de um ponto central. O contorno circular de uma mandala parece expressar o divino e o mundano, a união e a desagregação.
Metaforicamente, da mesma forma que a mandala1 visa uma união entre os contraditórios do universo espiritual e mundano, nossa meta com esse livro é a construção de uma síntese dialética inicial das diferentes correntes de pensamento sobre a profissionalidade docente.
A mandala é uma forma conectiva de saberes parceiros, num diálogo teórico que é, ao mesmo tempo, harmônico e desarmônico, possuindo como característica a “impureza” teórica. Assim, nosso caminho será guiado por essa mandala, a qual apresenta algumas considerações sobre as técnicas que funcionam como coleta de dados, num diálogo com o mundo concreto. Considerando a “impureza” teórica e metodológica
(FROW; MORRIS, 2006), ou seja, atividade fruto de uma escolha política dos pesquisadores em usar diferentes estilos discursivos, admitimos que esse é um ponto importante para nossa pesquisa.
Recorremos a “impureza” das metáforas, ao utilizar o termo mandala, reconhecemos que ela funcionará na pesquisa como referencial teórico e metodológico. Para respaldar nossa escolha, trazemos o pensamento de Maffesoli (1988), no qual a metáfora tem um papel excepcional na pesquisa e na análise teórica, pois ela integra os sentidos à progresso intelectual. O autor afirma que “ela se situa exatamente a meio caminho entre
o lugar ocupado pelo sentido na vida social e sua integração no ato de conhecimento” (p. 21). Nessa visão, temos um relevante interesse epistemológico para nosso trabalho, o qual pondo em jogo metáforas, analogias, poderá ser um vetor de conhecimento (idem, p. 192).
Ainda, apresentamos as ideias de Morin (200), ao se referir sobre esse assunto. Mesmo sendo uma citação deveras longa, acreditamos que ela é importante para esclarecer nossas concepções de pesquisa:
Uma metáfora revela a visão ou a percepção que se tornaram clichês. É nesse sentido que um
poeta diz: “A realidade é um clichê do qual escapamos pela metáfora.” A metáfora literária estabelece uma comunicação analógica entre realidades muito distantes e diferentes que permite dar intensidade afetiva à inteligibilidade que ela apresenta. Ao levantar ondas analógicas, a metáfora supera a descontinuidade e o isolamento das coisas. Fornece, freqüentemente, précisées que a língua puramente objetiva ou denotativa não pode fornecer (p. 91-92).
Ressaltamos que essa é uma obra inicial, com apontamentos primeiros, longe de ser um pensamento acabado. Para alcançar tal empreita, iremos iniciar com as ideias mais tradicionais sobre o trabalho do professor. Cabe alertar que, de uma forma muitas vezes implícita, carregamos algumas dessas ideias sobre a profissão docente.
Metaforicamente, da mesma forma que a mandala1 visa uma união entre os contraditórios do universo espiritual e mundano, nossa meta com esse livro é a construção de uma síntese dialética inicial das diferentes correntes de pensamento sobre a profissionalidade docente.
A mandala é uma forma conectiva de saberes parceiros, num diálogo teórico que é, ao mesmo tempo, harmônico e desarmônico, possuindo como característica a “impureza” teórica. Assim, nosso caminho será guiado por essa mandala, a qual apresenta algumas considerações sobre as técnicas que funcionam como coleta de dados, num diálogo com o mundo concreto. Considerando a “impureza” teórica e metodológica
(FROW; MORRIS, 2006), ou seja, atividade fruto de uma escolha política dos pesquisadores em usar diferentes estilos discursivos, admitimos que esse é um ponto importante para nossa pesquisa.
Recorremos a “impureza” das metáforas, ao utilizar o termo mandala, reconhecemos que ela funcionará na pesquisa como referencial teórico e metodológico. Para respaldar nossa escolha, trazemos o pensamento de Maffesoli (1988), no qual a metáfora tem um papel excepcional na pesquisa e na análise teórica, pois ela integra os sentidos à progresso intelectual. O autor afirma que “ela se situa exatamente a meio caminho entre
o lugar ocupado pelo sentido na vida social e sua integração no ato de conhecimento” (p. 21). Nessa visão, temos um relevante interesse epistemológico para nosso trabalho, o qual pondo em jogo metáforas, analogias, poderá ser um vetor de conhecimento (idem, p. 192).
Ainda, apresentamos as ideias de Morin (200), ao se referir sobre esse assunto. Mesmo sendo uma citação deveras longa, acreditamos que ela é importante para esclarecer nossas concepções de pesquisa:
Uma metáfora revela a visão ou a percepção que se tornaram clichês. É nesse sentido que um
poeta diz: “A realidade é um clichê do qual escapamos pela metáfora.” A metáfora literária estabelece uma comunicação analógica entre realidades muito distantes e diferentes que permite dar intensidade afetiva à inteligibilidade que ela apresenta. Ao levantar ondas analógicas, a metáfora supera a descontinuidade e o isolamento das coisas. Fornece, freqüentemente, précisées que a língua puramente objetiva ou denotativa não pode fornecer (p. 91-92).
Ressaltamos que essa é uma obra inicial, com apontamentos primeiros, longe de ser um pensamento acabado. Para alcançar tal empreita, iremos iniciar com as ideias mais tradicionais sobre o trabalho do professor. Cabe alertar que, de uma forma muitas vezes implícita, carregamos algumas dessas ideias sobre a profissão docente.
Sumário
Capítulo 1Construindo a primeira mandala - o trabalho docente ............................................ 13
Uma análise geral e uma tipificação do quadro
teórico-prático do trabalho docente ................................................................36
1 – O professor Vocacionado .......................................................................... 37
2 - O professor Profissional ............................................................................37
2.1 – O professor Profissional Técnico. ..................................................... 38
2.2 – O professor Profissional Reflexivo ................................................... 39
2.2.1 – O Professor Profissional Reflexivo,
voltado apenas à escola .................................................................... 40
I – O Professor Profissional Reflexivo Individual ................................. 41
II – O Professor Profissional Reflexivo Coletivo ..................................41
2.2.2 – O professor Profissional Reflexivo,
voltado à escola e à sociedade ..........................................................42
Algumas considerações ..................................................................................43
Capítulo 2
Construindo a segunda mandala - primeira
aproximação de uma tipificação dos saberes docentes .......................................... 47
Uma análise geral do quadro teóricos dos saberes docentes .......................... 59
1. Saberes teóricos da formação profissional .................................................. 59
1.1 Disciplinares ....................................................................................... 60
1.2 Pedagógicos ...................................................................................... 60
2. Saberes curriculares ..................................................................................61
3. Saberes experienciais ................................................................................ 61
3.1 Saberes da vivência social ................................................................. 63
3.1.1 Saberes culturais ......................................................................63
3.1.2 Saberes da ética ....................................................................... 64
3.2 Saberes da experiência pré-profissional ............................................. 65
3.3 Saberes da vivência profissional ........................................................ 66
3.3.1 Saberes do contexto ................................................................. 66
3.3.1.1 Contexto da escola ..........................................................66
3.3.1.2 Contexto dos(as) alunos(as) ............................................ 66
3.3.2 Saberes de si mesmo como docente .......................................... 67
3.3.3 Saberes da sua filiação profissional ........................................... 67
Algumas considerações .................................................................................. 68
Capítulo 3:
Construindo a Mandala do Professor Artista-Reflexivo:
elementos teóricos-epistemológicos para o trabalho e os saberes
docentes baseado numa Associação de companheiros de ofício ............................ 69
Introdução ...................................................................................................... 69
I. A formação de professores no século XX ..................................................... 70
II. A formação de artistas ................................................................................. 77
III. Formando Professores Artistas-reflexivos:
O trabalho docente como uma associação de companheiros de ofício .............. 87
I. Trabalho interdisciplinar .............................................................................. 96
II. Professor-Artista ......................................................................................... 97
III. Mutualismo (colaboração) .......................................................................... 98
IV. Reflexão ................................................................................................... 98
V. Engajamento ............................................................................................ 100
VI. Transformação social .............................................................................. 100
Algumas considerações ................................................................................ 102
Referências Bibliográficas: .................................................................................. 105
Venda pelo email: raphael.biologia@gmail.com
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