FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO DO PIBID-BIOLOGIA
EM CRATEÚS-CE
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo analisar as percepções dos bolsistas do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Biologia, de uma
universidade da cidade de Crateús-CE, a respeito das contribuições desse programa para sua
formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base em Narrativas de Vivências, no qual
foi utilizada como ferramenta de coleta de dados a entrevista. Como técnica de análise, foi
realizada uma Análise de Conteúdo. Os dados revelaram que o Programa tem um relevante
papel na formação inicial docente, tendo em vista que lhes colocam no ambiente escolar e estes
passam a ter contato com metodologias e realidades escolares. Destarte, os bolsistas passam a
adquirir experiência na docência, o que lhes dará suporte na futura profissão.
Palavras chaves: Formação de Professores; Ensino de Biologia; PIBID.
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sexta-feira, 31 de março de 2017
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