Resumo:
O objetivo deste trabalho é analisar criticamente as teorias sobre
o “professor reflexivo”, bem como discutir as possibilidades que as mesmas
trazem para a formação docente na área de Ciências da Natureza. Para tan
-
to, foi escolhida como metodologia a análise bibliográfica de algumas obras
relacionadas à temática (ALARCÃO, 2007; CONTRERAS, 2002; DUARTE,
2003; GIROUX, 1992; LIBÂNEO, 2006; PIMENTA, 2006; SCHÖN, 2000). A
análise indicou que o conceito que surgiu na década de 80 sofreu diversas
reformulações teóricas ao longo das últimas décadas, passando por aspectos
individualistas, por proposições de ação coletiva e encontrou alguns pres
-
supostos das teorias críticas. No que diz respeito ao ensino de Ciências da
Natureza, destaca-se a categoria do professor como um intelectual, a qual traz
possibilidades interessantes para a formação inicial, com ênfase no estágio
supervisionado, e para a formação continuada, com proposta de formação no
espaço da própria escola. Por fim, defende-se uma possibilidade ímpar para
a formação contínua na e para a escola, é o momento reservado ao planejamento escolar, como legitimado pela Lei Federal n. 11.738.
Palavras-Chave: professor reflexivo; formação de professores; teoria crítica;
ensino de ciências
Theories on “reflective teacher” and possibilities for
teacher education in the area of natural sciences
Abstract:
the aim of this paper is to critically analyze theories about the
“reflective teacher” as well as discuss the possibilities that they bring to
teacher training in the area of
natural sciences. Therefore, it was chosen
as the methodology literature review of some works related to the theme
(ALARCÃO, 2007; CONTRERAS, 2002; DUARTE, 2003; GIROUX, 1992; LIBÂNEO, 2006; PIMENTA, 2006; SCHÖN, 2000). The analysis indicated that the concept emerged in the ‘80s has undergone several theoretical reformulations
over the last decades, through individualistic aspects, proposals for collective action and found some assumptions of critical theories. With regard tothe teaching of natural sciences, there is the category of the teacher as an
intellectual, which brings interesting possibilities for initial training, with
emphasis on supervised practice, and continuing education, with training
proposal in space the school itself. Finally, it is argued odd one possibility
for the formation and continued on to school, the time is reserved for school
planning, as legitimized by the Brazilian Federal Law Nº 11,738.
Keywords:Reflective Teacher; Teacher Education; Critical Theory; Science
Education.
Download Aqui
0 comentários:
Postar um comentário