Educação para a paz segundo os documentos da UNESCO
O texto analisa diversos documentos publicados
pela UNESCO e seus parceiros, visando compreender como esse organismo internacional lida com o tema da
educação para uma cultura de paz. Os resultados apontam para existência de algumas contradições: a paradoxal relação entre a globalização econômico-cultural, o qual
prega a homogeneização cultural, e o multiculturalismo; a ideia de que a
educação ambiental deve propiciar um suposto “desenvolvimento sustentável”, o
qual é impossível de ocorrer no sistema capitalista opressor; e, por fim, a
parceria com as grandes empresas capitalistas, as quais são vistas pela UNESCO
como importantes “parceiros” da organização, e não vistas como produtoras de
desigualdade social.
Palavras-Chave: cultura de paz; UNESCO; análise de documentos.
Peace education according to UNESCO documents
The paper analyzes several documents published by UNESCO and its partners, aiming to understand how this international body dealing with the theme of education for a culture of peace. The results point to the existence of some contradictions: a paradoxical relationship between economic and cultural globalization, which preaches cultural homogenization, and multiculturalism, the idea that environmental education should provide a so-called "sustainable development", which is impossible occur in the oppressive capitalist system, and, finally, the partnership with capitalist corporations, which are seen as important by UNESCO "partners" of the organization, and not seen as producing social inequality.
Keywords: culture of peace; UNESCO; analysis of documents.
0 comentários:
Postar um comentário