THE EASTERN point of view OF inseparable relationship between THE
LIVING ORGANISMS AND ENVIRONMENT:
Esho FUNI
Raphael
Alves Feitosa
Biólogo, Mestre em
Educação, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. Email:
rafeitosa@oi.com.br
Ana
Maria Iorio Dias
Professora da FACED/UFC,
Doutora (UFC) e Pós-Doutora em Educação (UnB). Email: anaiorio@ufc.br
Viviane
Alves de Oliveira Feitosa
Pedagoga pela UFC,
professora da Secretaria Municipal de Educação, Fortaleza-CE. Email:
vikalveso@yahoo.com.br
Resumo: O objetivo desse
trabalho é discutir a percepção oriental sobre o Esho Funi (inseparabilidade entre ser vivo e seu ambiente), em
direção a uma revolução humana interior e mudança de paradigma educacional.
Para tanto, analisamos obras literárias japonesas, em especial os escritos
publicados por Nitiren Daishonin e pelo filósofo Daisaku Ikeda. Tal abordagem
se justifica uma vez que percebemos que é necessário uma mudança na percepção
global sobre o ambiente que nos rodeia, bem como nossas inter-relações entre os
próprios seres humanos. Destarte, tal transformação deve incluir aspectos da
vida espiritual, a qual entendemos como parte essencial da natureza humana,
visando uma mudanças radical em nossas estruturas sociais, políticas e, consequentemente,
educativas. O conceito filosófico oriental de Esho Funi exprime que a pessoa e seu ambiente são dois fenômenos
independentes, porém unos em sua essência fundamental. Esse princípio budista
indica que a pessoa e seu ambiente formam uma vida única e completa, sendo que
nenhum pode existir separado do outro. A educação, vista a partir da
perspectiva de Esho Funi, poderia contribuir para o reconhecimento e o
diálogo das diversidades entre seres humanos e entre estes e seu ambiente,
procurando assegurar condições necessárias para o desenvolvimento de práticas e
valores interculturais, valorizando o ser humano como um requisito prévio para
o desenvolvimento e exercício da cidadania plena e planetária. Tal perspectiva
traz como importante contribuição para a cultura de paz a ideia de que somos
todos responsáveis pelo ambiente. Se nossas ações são predatórias e
individualistas, nosso ambiente é influenciado por tal egoísmo. Se pelo contrário,
nossas atitudes forem de respeito e colaboração mútua, o local onde estamos é
influenciado de uma forma benéfica, gerando um local de paz e harmonia.
Palavras-chave: ser vivo e ambiente; Esho
Funi; educação ambiental; espiritualidade; cosmovisão oriental.
Abstract: The aim of this paper is
to discuss the perception on the
eastern Esho Funi (inseparability of living organisms and their environment),
toward an inner human revolution and paradigm shift in education. For this purpose, we
analyze some Japanese literary works,
especially the writings published by
Nichiren Daishonin and philosopher
Daisaku Ikeda. Such
an approach is justified since it
is necessary to realize a change in global perception about the environment around us, and our inter-relationships
between human beings themselves. Thus,
such a transformation should include
aspects of spiritual life, which we
understand as an essential part of
human nature, aiming at a radical change in our social
structures, policies, and therefore educational. The philosophical
concept of Esho Funi expresses the
person and their environment are
two independent phenomena, but one
in its fundamental essence.
This Buddhist principle indicates that the person and their
environment form a unique and
complete life, and neither can exist separately from each other. Education, viewed from the perspective of Esho Funi, could contribute to the recognition of diversity
and dialogue among and between humans and
their environment, seeking to ensure necessary
conditions for the development of cultural practices and values, valuing the human being as a prerequisite for the development and exercise of full planetary citizenship. This
perspective brings an important
contribution to the culture of peace,
the idea that we are all responsible for the environment. If our actions are predatory and individualistic, our environment is influenced by such selfishness.
If on the contrary, our attitudes are of mutual
respect and collaboration, where we are is influenced in
a beneficial way, creating a place
of peace and harmony.
Keywords: living organisms and environment; Esho
funi; environmental
education; spirituality; Eastern
worldview.
Download Aqui / Here
0 comentários:
Postar um comentário