segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Interdisciplinaridade no curso de licenciatura em ciências biológicas: um estudo curricular

Interdisciplinaridade no curso de licenciatura em ciências biológicas: um estudo curricular


O presente artigo analisa as práticas curriculares do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC) e suas implicações para a formação docente, focando, mais especificamente aos aspectos que tangem a interdisciplinaridade. O curso conta com um rol de cinco disciplinas chamadas de ‘Instrumentalização’, sendo duas para o estudo da ciência e três para o ensino de ciências, as quais visam abordar os conteúdos específicos da Biologia e transpô-los para o ensino da temática através de uma abordagem interdisciplinar. Utilizando como percurso metodológico o Estudo de Caso, observou-se que a interdisciplinaridade aparece formalmente no projeto do curso, e também na forma de currículo em ação nas ‘Instrumentalizações’. Destarte, o grupo de atores sociais do curso investigado
acredita que é possível fazer uma interdisciplinaridade dentro do próprio campo do curso.

Palavras-chave: Ensino de Biologia. Interdisciplinaridade. Intradisciplinaridade.


Interdisciplinarity at a graduation course in biological sciences: a curriculum study

Abstract
This article analyzes the curriculum practices of a graduation course in Biological Sciences, for teacher´s educacion, at Universidade Federal do Ceará (UFC) and their implications for teacher educacion, focusing more specifically the aspects that concern interdisciplinarity. The course has a list of five disciplines called ‘Instrumentalização’, two for the study of science and three for science education, which aim to address the specific contents of biology and translate them into the theme of education through an interdisciplinary approach. Using as methodological approach the Case Study, it was observed that interdisciplinarity appear formally in the course of the project, and also in the form of curriculum in action at ‘Instrumentalizações’. Thus, the group of social actors of course investigated believes it is possible to make a interdisciplinarity
within the course of the field itself.
Keywords: Biology teaching. Interdisciplinarity. Intradisciplinarity.


Interdisciplinaridad no curso grado en ciencias biológicas: un estudio de currículum

Resumen
Este artículo analiza las prácticas curriculares de la Licenciatura en Ciencias Biológicas, Universidade Federal do Ceará (UFC) y sus implicaciones para la formación de docentes, centrándose más concretamente los aspectos que les conciernan interdisciplinariedad. El curso tiene una lista de cinco disciplinas llamadas ‘Instrumentalização’, dos para el estudio de la ciencia y tres para la educación
científica, cuyo objetivo es abordar los contenidos específicos de la biología y traducirlos en el tema de la
educación a través de un enfoque interdisciplinario. Utilizando como enfoque metodológico del estudio de caso, se observó que la interdisciplinariedad aparece formalmente en el transcurso del proyecto, y también en forma de plan de estudios en la acción en ‘Instrumentalizações’. Así, el grupo de actores sociales de curso investigó cree que es posible hacer una interdisciplinariedad dentro del curso del campo mismo.
Palabra clave: Enseñanza de la biología. La interdisciplinariedad. Intradisciplinariedad.


FEITOSA, Raphael Alves ; DIAS, A. M. I. . Interdisciplinaridade no curso de licenciatura em ciências biológicas: um estudo curricular. REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO, v. 8, p. 137-149, 2015.


Download

0 comentários:

Postar um comentário