terça-feira, 3 de junho de 2014

Contribuições Gramscianas para a formação docente, desde o estágio supervisionado, na área de ciências da natureza

Contribuições Gramscianas para a formação docente, desde o estágio supervisionado, na área de ciências da natureza

Resumo: O texto analisa as contribuições da obra de Antonio Gramsci para a formação de professores na área de ciências da natureza, com foco nos estágios supervisionados. Através da análise de algumas obras de Gramsci (1978; 1988; 1965; 2011), os autores apresentam alguns dos principais elementos que compõem as bases do pensamento gramsciano sobre educação. Esses elementos são a fundamentação para as reflexões encontradas ao longo do texto, tentando enfocar as potencialidades esta possui para a referida área, dando foco ao estágio curricular supervisionado como lócus privilegiado para a práxis docente, uma vez que possibilita a reflexão sobre a prática e que sua análise e interpretação constroem uma teoria; essa última retorna à prática para esclarecê-la e aperfeiçoá-la. O trabalho mostra que a obra de Gramsci contribui para a discussão de um ensino de ciências mais “politizado”, isto é, imbuído dos aromas da não-neutralidade e do engajamento com as classes proletárias de nossa sociedade.

Palavras-Chave: Estágio Supervisionado; Ensino de Ciências da Natureza; Contribuições Gramscianas
 


FEITOSA, Raphael Alves ; DIAS, Ana Maria Iorio. Contribuições Gramscianas para a formação docente, desde o estágio supervisionado, na área de ciências da natureza. In: MELO, Maria Alice; NASCIMENTO, Ilma Vieria do. (Org.). Licenciaturas: métodos e práticas em diálogo. 1. ed. São Luís: EDUFMA, 2012, v. 1, p. 113-136. 

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