Contribuições Gramscianas para a formação docente, desde o estágio
supervisionado, na área de ciências da natureza
Resumo: O texto analisa as contribuições da
obra de Antonio Gramsci para a formação de professores na área de ciências da
natureza, com foco nos estágios supervisionados. Através da análise de algumas
obras de Gramsci (1978; 1988; 1965; 2011), os autores
apresentam alguns dos principais elementos que compõem as bases do
pensamento gramsciano sobre educação. Esses elementos são a fundamentação para
as reflexões encontradas ao longo do texto, tentando enfocar as potencialidades
esta possui para a referida área, dando foco ao estágio curricular
supervisionado como lócus privilegiado para a práxis docente, uma vez que
possibilita a reflexão sobre a prática e que sua análise e interpretação constroem uma
teoria; essa última retorna à prática para esclarecê-la e aperfeiçoá-la. O
trabalho mostra
que a obra de Gramsci contribui para a discussão de um ensino de ciências mais
“politizado”, isto é, imbuído dos aromas da não-neutralidade e do engajamento
com as classes proletárias de nossa sociedade.
Palavras-Chave: Estágio
Supervisionado; Ensino de Ciências da Natureza; Contribuições Gramscianas
FEITOSA, Raphael Alves ; DIAS, Ana Maria Iorio. Contribuições Gramscianas para a formação docente, desde o estágio supervisionado, na área de ciências da natureza. In: MELO, Maria Alice; NASCIMENTO, Ilma Vieria do. (Org.). Licenciaturas: métodos e práticas em diálogo. 1. ed. São Luís: EDUFMA, 2012, v. 1, p. 113-136.
0 comentários:
Postar um comentário