RESUMO
O presente texto de tese de doutoramento busca analisar as práticas curriculares nos
currículos do curso de Ciências Biológicas da UFC, modalidade Licenciatura, e as
implicações dessas para a formação docente. O texto traz como referencial
epistemológico o materialismo histórico e dialético, além de apresentar como quadro
teórico o estudo sobre os currículos e sobre a formação docente reflexiva, através de
uma articulação teórica chamada de currículo como mandala. Metodologicamente, a
pesquisa se enquadra em uma vertente qualitativa e traz como embasamento
investigativo o Estudo de Caso, pois se pretende investigar um fenômeno
contemporâneo imerso no seu cotidiano real. Escolheu-se como ferramentas a análise de
documentos sobre os projetos pedagógicos dos cursos da instituição, além da aplicação
de questionários e de entrevistas, com discentes, docentes e servidores que compõem o
local de investigação. Somando-se a isso, foi feita uma série de observações em caderno
de campo, no qual se registrou uma série de conversas informais com professores do
curso investigado. Como resultados, o trabalho aponta que o currículo formal porta um
viés “bacharelesco”, já que a uma grande parcela de disciplinas que são comuns a
ambas as modalidades – Licenciatura e Bacharelado. Destarte, encontra-se nos
resultados deste estudo de caso o papel atribuído pelos discentes e docentes aos “outros
currículos dentro do currículo”, como o Programa de Educação Tutorial (PET) e o
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A
interdisciplinaridade aparece formalmente em algumas disciplinas do curso, como as
Instrumentalizações para o Estudo/Ensino de Ciências (IPEC), e a Estudos Sócio-
Históricos e Culturais da Educação. Essa interdisciplinaridade apareceu também na
forma de currículo em ação nas IPEC e nas aulas de campo. Para os alunos, egressos e
professores do curso, existem atividades de caráter interdisciplinar nas
Instrumentalizações, pois elas tentam superar a fragmentação do mundo acadêmico,
através de ações e projetos que ligam as disciplinas em torno do processo de
transposição didática dos conteúdos da formação específica do Biólogo para a atuação
docente na educação básica. Da mesma maneira, as atividades de excursão, chamadas
informalmente pelo grupo analisado de “aulas de campo”, também se constituíram
como possibilidades curriculares que reuniram os educadores das diversas áreas do
currículo em torno de ações em comuns.
Palavras-chave: Currículo. Formação docente. Ensino de Ciências. Mandala.
ABSTRACT
Such text seeks to analyze the curricular practices in the curriculum of the course of
Biological Sciences at UFC and their implications for teacher practice. The text brings
epistemological framework as the historical and dialectical materialism, as well as
presenting the theoretical study of the curriculum and the teacher reflection, through a
theoretical articulation that we call curriculum as mandala. Methodologically, the
research fits into a qualitative aspect, and has as basis the investigative case study, as we
intend to investigate a contemporary phenomenon immersed in their daily reality.
Chosen as document analysis tools on the pedagogical projects of the institution and the
use of questionnaires and interviews with students, teachers and servers that make up
the site investigation. Adding to this, we made a series of observations in a field
notebook in which he recorded a series of informal conversations with teachers of the
course investigated. As some results, this work shows that the formal curriculum gate
bias "research", since a large portion of disciplines that are common to both modes –
Teaches Education and Bachelor. Thus, we find in our results of this case study, it was
worth noting the role assigned by teachers and learners to "other curricula within the
curriculum" as the Programa de Educação Tutoria (PET) and the Programa Institucional
de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). The interdisciplinarity appears formally in
some course areas, Instrumentalizações para o Estudo/Ensino de Ciências (IPEC), and
Estudos Sócio-Históricos e Culturais da Educação. This interdisciplinarity has also
appeared in the form of curriculum in action in the IPEC and field lessons. For students,
graduates and teachers of the course activities are interdisciplinary in
Instrumentalizations as they try to overcome the fragmentation of the academic world,
through actions and projects linking the disciplines around the process of didactic
transposition of training content specific biologist for teaching performance in basic
education. Likewise, the activities of tour, informally called the analyzed group of "field
classes" also constituted themselves as possibilities curricular gathered educators from
various areas of the curriculum around common shares.
Keywords: Curriculum. Teacher’s education. Science education. Mandala.
RESUMEN
El presente texto de tesis de doctoramiento busca analizar las prácticas curriculares em
los currículos del curso de Ciencias Biológicas de la UFC, modalidad Licenciatura, e las
implicaciones de esas para la formación docente. El texto trae como referencial
epistemológico el materialismo histórico y dialéctico, allá de presentar como cuadro
teórico el estudio sobre los currículos y sobre la formación docente reflexiva, a través de
una articulación teórica llamada de currículo como mandala. Metodológicamente, la
pesquisa se encuadra en una vertiente cualitativa y trae como embasamiento
investigativo el Estudio de Caso, pues se pretende investigar un fenómeno
contemporáneo inmerso en su cotidiano real. Se escogió como herramienta el análisis de
documentos sobre los proyectos pedagógicos de los cursos de la institución, allá de la
aplicación de cuestionarios y de entrevistas, con discentes, docentes y servidores que
componen el local de investigación. Sumándose a eso, se ha hecho una serie de
observaciones en cuaderno de campo, en lo cual se registró una serie de conversas
informales con los profesores del curso investigado. Como resultados, el trabajo apunta
que el currículo formal porta un biés “bacharelesco”, ya que a una grande parcela de
disciplinas que son comunes a ambas las modalidades – Licenciatura y Bachillerato.
Así, encontrase en los resultados de este estudio de caso el papel atribuido por los
discentes y docentes a los “otros currículos dentro del currículo”, como el Programa de
Educação Tutorial (PET) y el Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(PIBID); La interdisciplinaridad aparece formalmente en algunas disciplinas del curso,
como las Instrumentalizações para o Estudo/Ensino de Ciências (IPEC), y la Estudos
Socio-Históricos e Culturais da Educação. Esa interdisciplinaridad apareció también el
na forma de currículo en acción en las IPEC e en las clases de campo. Para los alumnos,
egresos e profesores del curso, existen actividades de carácter interdisciplinar en las
Instrumentalizaciones, pues ellas intentan superar la fragmentación del mundo
académico, a través de acciones y proyectos que ligan las disciplinas alrededor del
proceso de transposición didáctica de los contenidos de la formación específica del
Biólogo para la actuación docente en la educación básica. De la misma manera, las
actividades de excursión, llamadas informalmente por lo grupo analizado de “clases de
campo”, también se constituían como posibilidades curriculares que agrupaban los
educadores de las diversas áreas del currículo alrededor de acciones comunes.
Palabras-llave: Currículo. Formación docente. Ensino de Ciencias. Mandala.
Download
0 comentários:
Postar um comentário