"Projeto Aprendiz": interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio
The "Apprentice Project": interaction university-school to realize experimental activities in the high school
Raphael Alves FeitosaI,1; Raquel Crosara Maia LeiteII; Ana Lúcia Ponte FreitasIII
IGraduado
em Ciências Biológicas, doutorando em Educação. Docente,
Faculdade Aldeia de Carapucuiba, Fortaleza, CE, Brasil. <raphael.feitosa@ufc.br>
IIGraduada em Ciências Biológicas, doutora em Educação. Docente, Departamento de Biologia, Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, CE, Brasil. <raquelcml@yahoo.com.br>
IIIGraduada em Ciências Biológicas, doutora (Nouveau Doctorat) em Biologia. Docente, Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, Centro de Ciências, UFC. Fortaleza, CE, Brasil. <pfreitas@ufc.br>
IIGraduada em Ciências Biológicas, doutora em Educação. Docente, Departamento de Biologia, Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, CE, Brasil. <raquelcml@yahoo.com.br>
IIIGraduada em Ciências Biológicas, doutora (Nouveau Doctorat) em Biologia. Docente, Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, Centro de Ciências, UFC. Fortaleza, CE, Brasil. <pfreitas@ufc.br>
RESUMO
O
Projeto "Aprendiz" é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial
da Biologia da UFC, cuja ação de destaque é o incentivo à reativação
de laboratórios de aulas práticas de ciências em escolas públicas
de Fortaleza. O objetivo desta pesquisa é investigar as expectativas
e dificuldades dos docentes para a implantação de atividades
experimentais, durante a aplicação do "Projeto Aprendiz", bem como a
superação destes obstáculos. Buscamos desvelar o potencial que a
interação universidade/escola pública, professores e licenciandos
possui para a formação de docentes de Ciências e Biologia. Apesar das
diversas dificuldades, o trabalho conjunto de professores em
exercício e futuros docentes trouxe contribuição para a formação de
ambos. Com a pesquisa, professores, licenciandos e pesquisadores
tiveram a possibilidade de expressar suas concepções e refletir sobre
a realização de atividades práticas nas escolas públicas.
Palavras-chave: Atividades experimentais. Formação de professores. Ensino de Ciências
ABSTRACT
The
"Apprentice Project" is an initiative of the Ceará Federal
University (UFC) for Tutorial Biology Education, which focus on
promoting incentives to reactivate science practice lab classes in
public schools in the city of Fortaleza, Brazil. The objective of
this research is to investigate the expectations and difficulties
that some teachers had found in implementing experimental activities
during the Apprentice Project, as well as to overcome those
difficulties. We tried to determine the potential that the
interaction among university, public school, teachers, and
pre-service teachers has on science/biology teacher education.
Despite the difficulties, the collaborative work contributed to the
education of teachers and pre-service teachers. Due to this research,
teachers, pre-service teachers, and researchers had the possibility
of expressing their conceptions and reflecting on the experimental
activities in public schools.
Key words: Experimental activities. Teacher's education. Science education
DOWNLOAD
0 comentários:
Postar um comentário